sábado, 5 de setembro de 2009

Objetivo

O curso de Licenciatura em História inserido no Centro de Humanidades se coaduna com os princípios emanados do Projeto Pedagógico da FUNESO/UNESF.

O respeito e defesa dos direitos fundamentais do homem com vistas à construção de uma sociedade solidária e competente, respeitando o direito humano e a justiça tem sido um dos pilares da formação humanista – cristã.

Ao lado da preocupação com a formação do HOMEM, a FUNESO visa oferecer ao seu alunado uma formação teórico-profissional que o capacite a compreender o contexto sócio-histórico-cultural em que vive e atua no seu meio com eficiência e competência.

A formação de profissionais dominando a tecnologia e o conhecimento dos avanços científicos levá-los-á a novas formas de ensino e aprendizagem, investigação científica e intervenção da realidade investigada.

A multidisciplinaridade como eixo de construção do conhecimento, extrapola o campo específico e se complementa com outros conhecimentos levando o aluno a buscar as interfaces e as interligações no campo do conhecimento.

O Ensino, a Pesquisa e a Extensão são alicerces para a formação do aluno na instrumentalização e produção do conhecimento. Ações estas que são materializadas através das atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma articulada.

Tomando como referência os princípios norteadores da Funeso/Unesf, o Curso de História tem como objetivo primeiro formar profissionais que sejam capazes de compreender a História não como fato estático mas, levá-la a uma análise crítico – reflexiva.

O tratamento dado aos conteúdos permite ao cursista atingir os objetivos mais amplos da Educação, pois além da consciência crítico – reflexivo que permite ao mesmo conhecer a evolução do homem e suas realizações num contexto econômico sócio – político e cultural, sua formação profissional será um processo contínuo, autônomo e permanente articulado com a pesquisa e a extensão.

O currículo que integra a formação do futuro professor de História, além do seu conteúdo específico contempla também uma parte didático – pedagógica e a vivência desses conteúdos é perpassado por uma prática pedagógica transformadora, posto que se destina a formação de profissionais para atuar numa sociedade em constante mutação.

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©2007 Lynn Glommy Por Madame Lynn